Pages

domingo, 28 de dezembro de 2008

Lazanha de berinjela à bolonhesa

Substituindo o macarrão pela berinjela, temos um prato mais saudável e ainda assim bastante saboroso. Como a berinjela possui muita água, recomendo deixá-la de molho no sal, como explico abaixo, para que você não tenha uma "sopa" de berinjela em vez de uma lazanha. Esse processo também ajuda no seu cozimento (não precisa ficar muito tempo no forno e ela ainda deve ser consistente quando cortar a lazanha). O ideal dos legumes é que fiquem 'meio' cozidos, o que retém suas propriedades nutritivas.


INGREDIENTES:

2 berinjelas médias (cortadas no sentido do comprimento, bem finas)
1 colher (chá) de sal
400 g de queijo mussarela ralado
300 gramas de presunto fatiado
300 gramas de carne moída
4 colheres (sopa) de extrato de tomate
2 dentes de alho socados
1 colher de óleo
majericão fresco ou seco a gosto
300 ml de leite
2 colheres (sopa) de trigo
1 colher (sopa de margarina
1/2 cubo de caldo de legumes

PARA MONTAGEM:
1 travessa ou fôrma retangular 20x30


MODO DE PREPARO:

Coloque as fatias de berinjela em uma travessa, acrescente o sal em todas e deixe-as perder um pouco da água, por aproximadamente 2 horas. Ao final desse tempo, escorra a água e lave-as em água filtrada pra retirar bem o excesso de sal. Elas precisam ficar bem sequinhas. Reserve.

Enquanto isso, prepare o molho, colocando em uma panela o óleo e os dentes de alho socados, fritando-os um pouco. Acrescente a carne e sal a gosto, deixe-a cozinhar por aproximadamente 15 minutos. Junte o extrato de tomate, o manjericão e cozinhe por mais 2 minutos. O molho deve ficar bem sequinho, sem uito caldo. Desligue o fogo e reserve.

Para fazer o molho branco (que é opcional), derreta a manteiga em uma panela, junte o leite (separe um pouco para dissolver o trigo) e o caldo de legumes. Acrescente o trigo dissolvido e mexa bem até obter um molho espesso, prove o sal e reserve.


MONTAGEM:

Coloque uma camada de molho branco (se preferir não usá-lo, unte a travessa com um pouco de margarina ou manteiga), a berinjela, a carne, o presunto e o queijo, sempre nessa ordem até que acabe tudo. O queijo deve ficar por cima. Leve ao forno médio (180°) por 30 minutos ou até que esteja dourado. Sirva quente.

Dica: Se preferir deixar sua lazanha ainda mais saudável, substitua o queijo mussarela pelo de mussarela de búfala ou ricota e o presunto por peito de peru ou chester defumado.

0 comentários:

Postar um comentário