Pages

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Tagliarini aos 4 queijos

Ontem, domingão, dia de pasta e almoço de família. Aproveitei pra refazer essa receita que amo.

O truque pra fazer o molho ideal, sem deixar partes grandes de queijo perdidas no meio ou um sabor muito forte é dosar bem a quantidade e derretê-los em determinada ordem: dos mais duros aos mais moles. Os queijos de sabor mais forte coloco em menor quantidade (principalmente o gorgonzola). Repare bem a ordem em que são derretidos, isso é importante.






INGREDIENTES:

1 xícara (chá) de queijo provolone ralado
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 e 1/2 xícara (chá) de queijo mussarela ou prato ralado
1/2 xícara (chá) de queijo gorgonzola em pedaços bem pequenos
1 lata de creme de leite com soro
400ml de leite
1/2 colher de margarina ou manteiga
500 g de tagliarini (prefira as massas frescas, mas a convencional também serve)
1 litro de água fervente com 1 fio de óleo
sal a gosto

MODO DE PREPARO:

Ferva a água com o óleo e sal, acrescente o macarrão e cozinhe por aproximadamente 10 minutos ou até que ela fique 'al dente' (significa que não pode ficar grudenta, não cozinhe demais). 

Enquanto isso, em uma panela grande, derrreta a manteiga em fogo médio, acrescente o queijo provolone e mexa bem até que derreta por completo. Note que, ao derretê-los haverá uma boa quantidade de gordura, mas depois ela irá se encorporar ao creme. Acrescente o queijo parmesão, sempre mexendo pra não grudar no fundo da panela, depois o mussarela. Quando os três estiverem bem derretidos, acrescente o gorgonzola e mexa bem para desfazê-lo. 

Acrescente o creme de leite e misture mais um pouco.
Você notará que o molho ainda está bastante pegajoso, por isso vá acrescentando o leite devagar e mexendo bem, em fogo baixo, até sentir que os queijos derreteram e se incorporaram ao leite. A consistência deve ser parecida à de um molho branco. Prove o sal (não costumo colocar mais do que os queijos e a manteiga já possuem, mas minha comida é naturalmente sem sal, porque não gosto).

Quando o macarrão estiver cozido, escorra-o e lave em água corrente, de preferência a filtrada. Esse processo ajudar a parar o cozimento do macarrão, principalmente se ele passou um pouco do ponto, caso contrário não precisa lavar (a maioria dos italianos não lavam, mas brasileiro costumar gostar mais do macarrão bem cozido, por isso o lava). Misture o macarrão ao molho, em fogo médio e sirva a seguir.

Como acompanhamento, sugiro uma boa salada de rúcula, alface frisé e tomate cereja, regada com limão e um pouco de orégano e manjericão fresco.


Um abraço e Paz sempre!

H.

0 comentários:

Postar um comentário