Pages

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Um pouco sobre copos (e outros acessórios para drinks)

Muitas vezes nos perdemos em uma receita porque não conhecemos os acessórios usados nela.

Trabalhei durante 4 anos como bargirl, primeiro em um Pub aqui no ES e depois em festas particulares. Então resolvi explicar (e ilustrar) os acessórios que costumo usar para fazer meus drinks.




A coqueteleira...




Esse acessório, ao contrário do que muitos pensam, não precisa ser usado em todos os drinks. Gosto de usá-la para preparar aquelas bebidas que levam creme de leite, leite condensado ou um suco mais concentrado. Geralmente é de inox, podendo também ser encontrada em alumínio e coloridas - a minha é azul. Prefira as de 3 peças, como da foto (copo, tampa com separador de gelo e tampa menor). Caipirinha ou suas variantes na coqueteleira, nem pensar hein! Use o kit caipirinha pra isso.




O dosador....




Esse item é muito necessário, principalmente se você não quer passar do ponto na quantidade de álcool no drink. Também uso para medir sucos, leite condensado, etc. Quando uso um ingrediente de sabor mais forte, costumo dizer "1/2 dosador".




O 'kit caipirinha'...


Esses pilõezinhos são como os utilizados para socar alho. Existem em versões de plástico, inox, vidro e até madeira. comprei um desses kits que vem com o socador, pilão, tábua de madeira e faca. Uso-os para quase tudo o que leva frutas e cachaça.







O 'long drink'...

long drink
Esse é um copo que eu adoro. Também é conhecido como "copo alto" e eu uso para drinks que costumam ser um pouco mais fortes ou que pedem espaço para uma boa decoração. Tenho muitos do tipo 'ondulado', que para drinks tropicais dão um toque especial, e dos coloridos, que só uso para drinks de uma única cor ou sem muitos 'floreados', que acabam ficando por conta do próprio copo mesmo.




O 'martini'...



Esse é um belo copo, utilizado para o tradicional drink "Dry Martini", que as mulheres americanas adoram. Eu o uso tanto para esse quanto para a "tequila sunrise". Por ter uma borda grande fica mais fácil colocar o açúcar ou sal nas bordas e ele dura até o final do drink.






caipirinha
O 'caipi-variações'...


Para, é claro, caipirinha, caipifrutas, caipivodka, caipiríssima....
É um copo baixo, mas onde podemos colocar mujito gelo e frutas a gosto. Alguns kits caipirinha já vem com um desses




O 'champanhe'...

Mais do que simplesmente champanhe, essa taça, chamada de flûte, pode servir diversos drinks de maneira inusitada. 

Uso-o quando preparo drinks em quantidades menores (aqui vale o termo '1/2 dose') e que não levam gelo, mas já vêm gelados. A mulherada aqui gosta muito.









Coquetéis de frutas...


Também gosto de utilizar aquela taça usada para servir água ou vinho tinto para coquetéis de frutas (com ou sem álcool), porque dá pra enfeitá-lo e sempre fica uma graça. Mas existem tantos modelos disponíveis que fica até difícil escolher um!







Margueritas...

Para as famosas margueritas ou qualquer drink à base de tequila, essas são as tradicionais. Já vi serem usadas para sucos e até caipiríssimas. Ficam sempre bonitas!









Os "Shots"...

Esses são utilizados para aquelas bebidas tomas de uma só vez (em inglês, diz-se shot), ou seja, tequilas, cachaças, flamejantes e quaisquer outros que sigam a linha. São pequenos, é claro, para que não se beba a garrafa toda de uma vez, óbvio, e  para que o sujeito não fique bêbado tão rápido (duvido que não consiga, haha).






O "Scotch"...

O famoso copo para uísque, que não pode faltar no seu bar. Para aquela hora do final do dia em que o estresse pede um drink "on the rocks" (com gelo) para acalmar o ânimo e relaxar.







Essas são só algumas dicas e não precisam, é claro, ser 'regras', só um ponto de referência para que você consiga preparar suas bebidas prediletas com estilo. Mas o que vale, sempre, é o SEU estilo próprio. Darei mais dicas mais tarde sobre a preparação de drinks.


Um abraço a todos e Paz sempre!

0 comentários:

Postar um comentário