Pages

domingo, 29 de dezembro de 2013

Pão integral

Essa receita difere bastante das que comumente fazemos de pão, principalmente porque a massa fica bastante grudenta e você não precisa adicionar mais farinha para dar o ponto dela, porque à medida em que você trabalha a massa ela vai "desgrudando" da mesa de trabalho. Me surpreendi  ao ver que ela dá certo mesmo assim, então resista à tentação de acrescentar farinha ao dar o ponto dela.


Receita-Pao-Semolina-Vida-e-Saude





INGREDIENTES:
4 xícaras (chá) de farinha de trigo branca
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
1/2 xícara (chá) de centeio
3 colheres (sopa) de fermento biológico instantâneo
4 colheres (sopa) de gérmen de trigo
4 colheres (sopa) de farelo de trigo
4 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1/2 xícara (chá) de óleo
Uma pitada de sal ou ao seu gosto
Aproximadamente 500 ml de água
Opcional: 1/2 xícara (chá) de linhaça marrom

MODO DE PREPARO:
Coloque todos os ingredientes secos em um recipiente, acrescente o óleo e, aos poucos, a água. Como disse antes, a massa ficará um pouco grudenta, mas não tem problema. Transfira essa massa para uma superfície limpa,  vá trabalhando até que pare de grudar em suas mãos. Divida em 3 partes e faça de cada uma delas bolinhas.

Com um pouco de farinha sobre a superfície, abra a bolinha com um rolo, deixando-a comprida, depois enrole-a como se fosse um rocambole. Coloque em uma fôrma untada (pode ser de bolo inglês, se preferir, mas se for retangular, lembre-se de deixar um espaço bacana entre uma massa e outra, para que ela cresça direitinho) e deixe crescer por 40 minutos dentro da própria fôrma. Em seguida, leve ao forno em temperatura baixa, aproximadamente 180º, por 40 a 50 minutos.

O resultado final é uma massa fofinha por dentro e ligeiramente crocante por fora. Não tem erro, pode testar!


Pax!


0 comentários:

Postar um comentário