Pages

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Bolo de chocolate com Guinness



No dia 17 de março comemora-se o St. Patrick's Day lá na Irlanda (e em outros lugares do mundo também) e, desde agora e já em sua homenagem, aproveite essa receita de um bolo aparentemente simples (mas visivelmente gostoso) que leva  a famosa cerveja Guinness, uma irlandesa de sabor forte, misturada com chocolate. Pra ficar ainda melhor (se é que isso é possível), uma camada generosa de creme com o licor irlandês Bailey's. 


INGREDIENTES:

PARA O BOLO:
1 xícara (chá) de cerveja Guinness
250g de manteiga
2/3 xícara (chá) de chocolate em pó
1 e 3/4 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
140ml de sour cream (receita aqui)
2 ovos
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 e 1/2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio

PARA O CREME DE BAILEY'S:
4 xícaras (chá) de açúcar refinado peneirado
100g de manteiga em temperatura ambiente
250g de cream cheese em temperatura ambiente
4 a 6 colheres de licor Bailey's (acrescente devagar, provando)


MODO DE PREPARO:

BOLO:
Pré-aqueça o forno a 180º por 15 minutos. Unte e enfarinhe uma fôrma redonda de 23cm, de aro removível (o bolo fica muito macio, então é preciso ser de aro removível para que você não o quebre ao desenformar). Reserve.

Misture a manteiga à Guinness e leve ao fogo baixo para derreter. Utilizando um fouet, adicione o chocolate e o açúcar e retire do fogo. Bata o sour cream e os ovos em um recipiente à parte até que fique uniforme. Acrescente à mistura anterior, de Guinness. Peneire a farinha e misture aos poucos, levemente, acrescentando o bicarbonato por último, quando a massa já estiver homogênea. Leve para assar por uma hora. O bolo deve ficar levemente molhado no centro, mas enquanto esfria ele ficará mais consistente. Deixe-o esfriar completamente antes de desenformar, para que não quebre.

CREME:
Em uma batedeira, bata muito bem o açúcar e a manteiga, até que virem um creme. Acrescente o cream cheese aos poucos, em porções pequenas, até que incorpore. Acrescente o licor Bailey's e continue batendo por 5 minutos, ou até que o creme fique bem fofo e mais claro. Retire o bolo já frio do aro com cuidado (eu costumo manter a parte de baixo da fôrma para que sirva de "prato" para o bolo/torta, mas você pode transferi-lo com cuidado para outro prato). Coloque o creme por cima, em uma camada generosa. Se preferir, pode usar o creme como recheio também!





Tem como não ficar com água na boca ao ver isso??


0 comentários:

Postar um comentário