Pages

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Koshari, um prato típico egípcio!




Koshari (ou koshary, kushari) é um prato típico da cozinha egípcia, servido virtualmente em todas as casas e restaurantes, na verdade em todas as esquinas do país. Os vendedores de rua servem esse prato em carrinhos (como os nossos de cachorro-quente, churros, churrasquinho, etc.) a consumidores ansiosamente esperando (em filas) esse adorado e altamente popular prato, tanto pelo preço quanto pela praticidade, fácil acesso e sabor.

Em uma combinação considerada por nós atípica, o koshari mistura lentilhas, macarrão e arroz, coberto com um molho de tomate temperado (e um pouquinho picante) com a mistura que postei aqui, grão de bico e cebola frita. Parece estranho, até que você prova, daí você entende porque é o prato favorito do Egito.



O vendedor de koshari (ou "koshari man" em inglês) desenvolveu uma habilidade tão grande no preparo do prato que, em alguns poucos segundos, pega o bowl, coloca um pouco de cada ingrediente dentro, mistura e te entrega. A velocidade dele pode te surpreender bastante. Isso é o que poderia ser chamado de fast food mesmo (o que no Brasil é uma grande piada)






INGREDIENTES:

Para o arroz, macarrão e lentilhas:
2 colheres (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de arroz
1 xícara (chá) de lentilha
2 xícaras (chá) de macarrão corneto mini (coquillettes, como os da foto) 
2 xícaras (chá) de caldo de legumes
1 dente de alho amassado
1 colher (sopa) de cominho
1 folha de louro
1/2 colher (sopa) de sal
2 cebolas grandes cortadas bem pequenas

Para o molho:
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picadinhos
1 lata de molho de tomate puro
2 colheres (sopa) de baharat (receita aqui)
1/2 colher (chá) de pimenta calabresa (opcional)
1 colher (chá) de vinagre branco
Sal e pimenta do reino a gosto

Para as cebolas por cima do molho:
2 cebolas picadas
óleo para fritar
1 xícara (chá) de grão de bico cozido.


MODO DE PREPARO:


Macarrão, arroz e lentilhas:
Numa panela, aquela o azeite em fogo médio, adicione o arroz e frite-o por 2 minutos, depois adicione o caldo de legumes. Quando começar a borbulhar, abaixe o fogo e espere 15 minutos ou até ficar bem soltinho e cozido. Reserve.
Lave as lentilhas em água fria e coloque-as em uma panela com duas xícaras de água. adicione o alho, cominho e o louro e cozinhe-as até ficarem macias, usando fogo baixo. Escorra-as e reserve.
Cozinhe o macarrão "al dente" (2 litros de água e duas colheres rasas de sal, até que fiquem cozidos, porém não molengos. Não precisa de óleo, basta lavar bem depois para parar o cozimento. A quantidade de água é sempre 1 litro para cada 100g de macarrão. Isso impede que ele fique grudento).
Dica: prepare o arroz, as lentilhas e o macarrão enquanto o molho está cozinhando, para que fique tudo bem quentinho.

Molho:
Aqueça o óleo em fogo médio e adicione as cebolas. Frite-as até que estejam macias e translúcidas (5 a 7 minutos). Adicione o alho e sauteie até que fiquem douradas, adicione o tomate, o baharat, o sal, a pimenta (o original é apimentado!) e o vinagre. Abaixe o fogo, cozinhe por uns 15-20 minutos, mexendo ocasionalmente

Cebolas:
Aqueça o óleo numa frigideira, adicione as cebolas e frite-as até que fiquem bem marrons. Elas ficarão bem adocicadas nessa cor. Retire o excesso de óleo colocando-as num recipiente com papel toalha ou guardanapo.

Montagem do prato:
Em um bowl ou prato mais fundo, coloque o arroz, as lentilhas e o macarrão, um sobre o outro. Salpique um pouco de baharat sobre tudo, cobrindo em seguida com o molho, o grão de bico e as cebolas, com mais uma pitada de baharat. Sirva quente.


0 comentários:

Postar um comentário