Pages

sábado, 1 de março de 2014

Ratatouille

O prato que ficou famoso no cinema através daquele ratinho é uma delícia da região de Provence que, além de ser muito saudável, é prática e de sabor maravilhosamente incomparável. Mesmo quem não gosta de legumes ou vegetais (como alguns de meus amigos), come esse prato e pede por mais.




Para o verão então, é ainda mais recomendado. É a minha "comfort food" preferida, tem cara e gosto de casa da mãe.

A primeira vez que fiz, segui a receita à risca a receita do Bruno Albouze que encontrei aqui, mas ela é bastante trabalhosa e nem sempre tenho tempo de preparar o molho de tomate como ele ensina. Daí eu apelei para o molho pronto. Procurei no supermercado algo que fosse mais leve e com menos sódio possível. Encontrei um molho "mediterrâneo" com preço acessível, outro com berinjela e um (o meu predileto) com peperonni. Como aqui em casa não pode faltar molho de tomate, comprei um de cada logo e já experimentei a receita com todos eles. Todas ficaram ótimas.

DICA: Para que o prato fique com um aspecto ainda mais bacana, quando comprar os legumes, procure os de tamanho similar, para que, depois de fatiados, não haja muita discrepância entre o tamanho das rodelas.



INGREDIENTES:
1 berinjela média cortada em fatias finas
2 abobrinhas italianas pequenas cortadas em fatias finas
3 tomates em fatias finas
3 cebolas roxas em fatias finas (cuidado para não desfazer os anéis)
1 pimentão vermelho médio em fatias finas
1 pimentão verde médio em fatias finas
1 abóbora média em fatias finas (procure um modelo mais comprido, como a baianinha - ou goianinha, na minha região é chamada de paulistinha)
2 mandioquinhas em fatias finas (opcional)
1 pacote de molho de tomate pronto de sua preferência
Folhas de manjericão roxo (ou verde) fresco bem picadas
1/2 maço de salsa picadinha (eu uso salsa crespa)
2 colheres (chá) de ervas de provence secas
Sal e pimenta do reino a gosto
1 fôrma ou travessa redonda de aproximadamente 23cm
2 colheres de óleo de canola
2 dentes de alho bem picados
Azeite a gosto


MODO DE PREPARO:

Em um panela, aqueça o óleo e doure rapidamente o alho. Acrescente o molho de tomate e tempere com sal e pimenta a gosto. Desligue o fogo. Junte as ervas de provence, a salsa, o manjericão e o azeite. Reserve.

Na travessa redonda, coloque um pouco do molho de tomate sobre o fundo, fazendo uma "caminha" de molho para legumes. Disponha, acompanhando a borda do refratário, a berinjela, depois abobrinhas, depois o pimentão vermelho, a cebola, o tomate, o pimentão verde e a abóbora, recomeçando a sequência, até que os ingredientes acabem. Se por acaso algum deles sobrar ao final, pode colocar entre os outros legumes. Tempere os legumes com um pouco mais de sal, pimenta e azeite a gosto, tomando cuidado para não salgar. Regue com o restante do molho de tomate, cubra-o com papel alumínio e leve ao forno a 180º por 30-35 minutos. Quanto os legumes estiverem cozidos, retire o papel alumínio e deixe dourar por 10 minutos. Sirva quente. Pode acompanhar carnes assadas ou macarrão com molhos mais incorpados, como bolonhesa ou molho calabrês, por exemplo.




0 comentários:

Postar um comentário